Abra sua boca e olhe para sua língua. Pode parecer estranho, mas ela pode dizer muito sobre sua saúde. Por exemplo, uma língua com aparência inchada pode indicar úlcera. Já se estiver vermelha como um morango, pode indicar uma deficiência de ácido fólico, vitamina B12 ou ferro. Mas também pode significar, ainda, que sua garganta está inflamada ou que você está com febre. Confira, agora, os sinais linguais mais comuns:
Manchas brancas
Essas manchas brancas na língua significam candidíase oral. Tente escovar a língua regularmente por uma semana para ver se é uma questão de higiene bucal. Se as manchas persistirem, procure um cirurgião-dentista. Essa condição pode ser tratada com medicamentos antifúngicos.
Manchas vermelhas e brancas
Geralmente não há nada de errado. Manchas vermelhas e brancas na sua língua simplesmente indicam as áreas onde o seu paladar se desgastou. Isso é comum e não requer tratamento.
Língua com vermelhidão anormal
Pode indicar uma deficiência de ácido fólico, B12 ou ferro, ou pode implicar febre ou faringite estreptocócica. Todos esses sintomas são soluções fáceis que requerem um suplemento ou medicamento. Procure o especialista para um melhor diagnóstico.
Lesões brancas ou avermelhadas muito dolorosas
Aparecem quando o sistema imunológico está atacando as próprias células do organismo. Geralmente, sugere uma condição inflamatória não-contagiosa, chamada líquen plano bucal, mas que pode aumentar o risco de se desenvolver o câncer de boca, por isso é importante monitorar. A melhor maneira de tratar essa condição é praticar higiene dental adequada, evitar fumar e ingerir alimentos que possam irritar sua boca.
Feridas e inchaços
Resultados de aftas ou herpes labial, são causados por muitas coisas, incluindo mordidas, tabagismo e úlceras por estresse. O melhor é evitar alimentos que possam desencadear uma reação negativa (alimentos gordurosos como batatas fritas) e manter a higiene bucal em dia. Se necessário, agende uma consulta com seu dentista para discutir a condição.
O cuidado com a saúde bucal vai muito além de escovar os dentes, é preciso ter atenção completa. Para isso, escove os dentes 3 vezes ao dia, utilize fio dental pelo menos após a principal refeição do dia e tenha um cuidado especial com a língua escovando-a e utilizando raspadores de língua. Uma boa saúde bucal aliada a consultas regulares ao dentista é a melhor forma de prevenir e tratar possíveis doenças bucais.
A Prevident oferece o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados à sua saúde bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.