COMO O ESTRESSE PODE AFETAR SUA SAÚDE BUCAL

A correria do dia a dia torna um pouco difícil que não fiquemos estressados às vezes. E isso não tem efeito apenas em nossa saúde mental: a saúde bucal também é afetada pelo estresse.

Isso acontece porque quando nosso corpo está em situações de muita pressão, ele “desliga” algumas funções para economizar energia para outras. Uma das funções que são desligadas é a produção de saliva, que serve como uma barreira protetora para proteger os dentes da acidez bucal.

Pessoas sob muito estresse diário também podem se esquecer de manter alguns hábitos de higiene bucal ou adotar hábitos que possam impactar negativamente a saúde da boca.

Conheça agora alguns problemas de saúde bucal que se originam do estresse:

CÁRIES

A produção de saliva é importantíssima para a manutenção da saúde bucal.

Por isso, quando ela é diminuída pelo corpo, a chance da proliferação de bactérias causadoras de cáries aumenta. Essas bactérias, com a ajuda do açúcar presente nos alimentos, acabam produzindo ácidos, que dissolvem os minerais dos dentes e, como resultado, causam o aparecimento de cáries.

As cáries podem causar dor, comprometimento do nervo dentário e até a perda do dente.

HALITOSE

Sim, o mau hálito pode ser ocasionado pelo estresse.

Já que a produção de saliva uma das funções que seu corpo “desliga” quando está sob pressão, isso faz com que as chances de que partículas de alimentos fiquem acumuladas na boca sejam maiores.

Assim, bactérias decompõem estas partículas, o que pode levar ao desenvolvimento da halitose.

AFTA

Estudos apontam que pessoas que sofrem com depressão, ansiedade ou estresse podem desenvolver aftas recorrentes.

Essas pequenas feridas que aparecem no tecido bucal não tem nenhum efeito grave além da dor causada, mas é preciso investigar para se certificar que, além do estresse, não existe algum problema no sistema imunológico levando ao aparecimento das aftas.

SÍNDROME DA BOCA ARDENTE (SBA)

Pouco conhecida pelo público, pois tem um diagnóstico difícil de ser feito, a Síndrome da Boca Ardente também é causada pela falta de produção de saliva e é caracterizada pela ardência constante na boca.

Vista como uma doença neuropática, ela acontece devido à mudança da maneira como os nervos da boca enviam mensagens ao cérebro.

É importante consultar o dentista para confirmar o diagnóstico e descobrir qual o melhor tratamento.

 

Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!

Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.

Open chat
Close Bitnami banner
Bitnami