Escovar e usar fio dental são maneiras cotidianas de manter os dentes brilhantes, brancos e saudáveis. Apesar disso, você pode sentir que seu sorriso está sem brilho ou está mais amarelo do que costumava ser. Caso esse seja seu caso e você está pensando em ficar com um sorriso mais brilhante, confira algumas informações sobre essa técnica.
Por que os dentes mudam de cor?
Com o tempo, os dentes podem passar da branquidão natural ao escurecimento por vários motivos.
Comida e bebida: café, chá e vinho tinto são alguns dos principais culpados por manchas. O que eles têm em comum? Pigmentos coloridos intensos chamados cromógenos, que se ligam à parte externa branca do dente (esmalte).
Uso do tabaco: dois produtos químicos encontrados no tabaco criam manchas difíceis, alcatrão e nicotina, que se transformam em manchas na superfície do dente.
Traumas: se você foi atingido na boca por alguma coisa, seu dente pode mudar de cor, porque ele reage a uma lesão depositando mais dentina, que é uma camada mais escura sob o esmalte.
Medicamentos: o escurecimento dos dentes pode ser um efeito colateral de certos anti-histamínicos, antipsicóticos e medicamentos para pressão alta. A quimioterapia e a radiação na cabeça e no pescoço também podem escurecer os dentes.
O que é o clareamento de dentes?
O clareamento está entre os procedimentos odontológicos cosméticos mais populares, porque pode melhorar muito a aparência dos dentes. A maioria dos dentistas oferece esse serviço.
Como funciona?
É um processo simples. Os produtos de branqueamento contém um destes dois alvejantes dentários: peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Eles quebram as manchas presentes nos dentes em pedaços menores, o que torna a cor deles menos concentrada, deixando-os mais brilhantes.
O clareamento funciona em todos os dentes?
Não. Por isso, é importante conversar com seu dentista antes de decidir embranquecer os dentes. Os branqueadores podem não corrigir todos os tipos de descoloração. Por exemplo, dentes amarelos provavelmente terão bons resultados, dentes marrons podem não responder tão bem e dentes com tons de cinza podem não clarear.
Quais são as opções de clareamento?
Existem quatro maneiras de recuperar o brilho do seu sorriso:
- Creme dental para remoção de manchas: todos os cremes dentais ajudam a remover manchas na superfície, agindo por meio de abrasivos leves (substâncias duras, capazes de desgastar e polir outros corpos mediante atrito) que esfregam os dentes.
- Clareamento em consultório: é utilizado um molde ajustado à boca junto de um gel clareador. Esse processo pode necessitar de algumas idas ao dentista para que o procedimento surta efeito nos dentes do paciente.
- Laser: nesse tipo de clareamento, o dentista utiliza um molde de borracha e um gel acompanhado de laser ultravioleta para intensificar os resultados do procedimento. Nesse caso são necessárias algumas sessões para que o branco dos dentes dure mais ao longo do tempo.
- Caseiro: geralmente é utilizado um molde de silicone com gel clareador. É recomendado usá-lo no período noturno, e os resultados são um pouco mais demorados que o clareamento de consultório.
Quanto tempo dura o clareamento?
Os efeitos do clareamento podem durar até três anos. No entanto, esse tempo varia de pessoa para pessoa. É menos provável que durem tanto tempo se você fuma, come ou bebe coisas que podem manchar seus dentes. Por isso é importante escovar e usar o fio dental regularmente durante o dia, assim você irá manter uma boa higiene bucal e uma tonalidade mais branca dos dentes.
Existem efeitos colaterais do clareamento dental?
Algumas pessoas que usam branqueadores de dentes podem experimentar sensibilidade dentária. Isso acontece quando o peróxido no clareador passa pelo esmalte até a camada macia da dentina e irrita os nervos do dente. Na maioria dos casos, a sensibilidade é temporária. Você pode adiar o tratamento e tentar novamente depois.
Fique alerta
O uso excessivo de branqueadores também pode danificar o esmalte ou as gengivas dos dentes, por isso, fale com o seu dentista antes de iniciar qualquer procedimento dentário ou bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.