Todo mundo sabe que cuidar da saúde bucal traz vários benefícios para a saúde geral. Mas você sabia que não escovar os dentes frequentemente pode te trazer problemas cardíacos? Quando não há a frequência necessária de escovação, algumas bactérias podem se proliferar na região da boca e entrar na corrente sanguínea. Após isso acontecer, elas se deslocam até o coração e provocam inflamações capazes de resultar em sérios problemas cardiovasculares.
Na boca existem inúmeras bactérias, algumas boas e outras nem tanto. Por exemplo, enquanto algumas têm funções específicas e benéficas para o funcionamento do corpo, como digestão de alimentos, outras são muito perigosas e capazes de causar infecções no corpo humano.
Endocardite bacteriana
É o caso da Staphylococcus aureus, bactéria que causa a endocardite bacteriana. Doença que provoca inflamações nas partes internas do coração. Quando o coração é afetado por essa doença, o risco de sofrer um infarto, AVC, insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos aumenta substancialmente. É uma doença cujos sintomas mais comuns são:
- Aparecimento de sopro cardíaco;
- Febre alta;
- Perda de peso;
- Dor músculos;
- Fadiga intensa, entre outros.
Uma das melhores formas de prevenir o risco de desenvolver a endocardite é estabelecer uma boa rotina de higiene bucal. Portanto, mantenha uma frequência de, pelo menos, duas escovações ao dia, utilize o fio dental e vá regularmente ao dentista. Para entender melhor sobre como manter uma saúde bucal impecável, confira este artigo que preparamos para você.
Lis Dental | Prevident oferecem o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados a sua saúde bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos serviços!
Esse artigo tem como função apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal, portanto não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então procure um dentista para um diagnóstico preciso.